Missas

 Missa de Todos os Santos
  
 Solenidade de todos os Santos
                 
Intenções da Santa missa:
Comentário inicial

Reunimo-nos para celebrar  a ceia do Senhor, contemplando  o testemunho de todos os Santos  e vivendo bem  as bem aventuranças  aqui na terra, afim de percorrermos o caminho que nos conduz para a plena comunhão com Deus.Vamos iniciar nossa celebração cantando.
(entrar algumas pessoas vestidas de branco e de palmas nas mãos,Círio lLecionário.)

Ato penitencial

Glória

Liturgia da Palavra

I leitura

Salmo

II leitura
Evangelho  -Com alegria  vamos ficar em pé para aclamar o evangelho cantando

Ofertório

Fazer ofertas é para corações puros e generosos. Junto do pão e o vinho colocamos nossas dificuldades ao viver as bem-aventuranças. Pedimos ao Senhor da vida que transforme tudo, nos faça corajosos ao procurar a Santidade. Com o coração desprendido, façamos nossas ofertas, cantando!!

     Comunhão

Deus nos proporciona momentos íntimos ao recebê-lo na Santa Eucaristia. Ele que é fonte da santidade, nos convida a viver as bem-aventuranças. Senhor fortaleça-nos em nossas provações, nos torne firmes na fé e nos abençoe sempre.


Missa para o dia de Finados

Missa para o dia de Finados

Intenções da Santa missa.

Comentário inicial- No dia em que lembramos nossos familiares, parentes e amigos falecidos, nos reunimos para celebrar o mistério pascal de Cristo que proclama a vitória da vida sobre a morte, sabendo que somos criados para viver eternamente junto de Deus. A fé em Cristo ressuscitado nos faz andar no caminho unidos rumo a casa do pai.

Ato Penitencial-  (Padre) Há muitos sinais de morte em nosso meio. Reconheçamos nossas ações que diminuem a vida e nossa falta de fé na ressurreição e invoquemos a misericórdia do Senhor.
1-Senhor esperança dos tristes, acolhei nosso coração arrependido e tende piedade de nós. Refrão cantado

2-Cristo ressurreição dos mortos perdoai nossos pecados, e tende piedade de nós.
. Refrão cantado

3-Senhor vida em plenitude, fortalecei nossa fé na ressurreição, e tende piedade de nós.
. Refrão cantado

Liturgia da Palavra - Acolhemos de coração aberto, a Palavra que Deus dirige a nós, para que neste dia recordamos as pessoas falecidas e pensamos sobre o sentido da vida. 

I-leitura - Acolhemos de coração aberto, a Palavra que Deus dirige a nós, para que neste dia recordamos as pessoas falecidas e pensamos sobre o sentido da vida. 
Salmo - Cantado
II- Leitura-

Evangelho- Com alegria vamos ficar em pé para aclamarmos  ao Santo Evangelho. Cantemos

Preces - Senhor concedei a nossos familiares e membros de nossa comunidade já falecidos a alegria de viverem eternamente convosco.

Oferendas- (entrar a vela) Lembramos a vida de tantos parentes familiares e amigos nossos, coloquemos no altar nossa esperança e o compromisso de que os sinais ressurreição já sejam vistos, através  de nossas ações de promoção da vida e solidariedade aos irmãos.

(entrar o pão) Na Eucaristia, a Palavra proclamada e acolhida é seguida da ação de graça: Louvor e entrega de nossa vida a Cristo em favor dos irmãos e irmãs. Façamos nossas oferendas cantando.

Comunhão- O encontro com Cristo Eucarístico já é uma antecipação do encontro definitivo com Deus na eternidade. Comungar da mesa eucarística é buscar tudo o que precisamos para caminhar nesta vida esperançosos da felicidade eterna do banquete definitivo.

 Momento de oração pelos falecidos

1- Através desta celebração fazemos memória dos falecidos, apóstolos e mártires da Igreja Senhor do Bonfim dos fundadores de nossa comunidade e de todas as lideranças que já partiram. Que o testemunho dos que nos procederam seja esperança para nós continuarmos a missão da Igreja.
Todos: O Ressuscitado vive entre nós, aleluia! Aleluia!
2- Nós também recordamos nossos queridos familiares (deixar em silêncio para cada um recordar seus familiares) Que a recordação da vida  dos familiares que já partiram seja o fortalecimento da certeza de que estão no descanso eterno em Deus.
Todos: O Ressuscitado vive entre nós, aleluia! Aleluia!

3- Celebrar o dia de finados é também fazer memória e rezar pelas almas do purgatório, por aqueles dos quais ninguém se lembra. Nossa oração fortalece esta certeza.
Todos: O Ressuscitado vive entre nós, aleluia! Aleluia!

4-No dia de finados reafirmamos a esperança de que Cristo continua vivo no meio de nós, nas criaturas humanas, no Pão Eucarístico e em tantos sinais de ressurreição.
Todos: O Ressuscitado vive entre nós, aleluia! Aleluia!

5-Nossa fé alimenta a certeza de que todos estaremos com Cristo quando Ele nos chamar para a eternidade. Ele que vive e reina com o Pai, na unidade do Espírito Santo. Amém
 
Missa de Nossa Senhora Aparecida

LOUVADO SEJA O NOSSO SENHOR JESUS CRISTO
NOSSA SENHORA APARECIDA



INTENÇÕES ...
COMENTÁRIO INICIAL
C: Celebramos hoje a solenidade de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil e mãe do povo brasileiro. Maria é a mãe sempre atenta às necessidades de seus filhos e filhas. Louvemos, com alegria, aquela que sempre soube dizer sim a Deus e também ensina a realizar a vontade do Pai. De pé, com alegria, recebamos o celebrante e ministros, com o canto de entrada... 

ACOLHIDA DO PRESIDENTE 
ATO PENITENCIAL
GLÓRIA
ORAÇÃO DO DIA

LITURGIA DA PALAVRA

C: Assim como Maria, comprometida com o projeto de Jesus pelo crescimento do reino do Senhor, acolhamos a Palavra de Deus luz que nos guia para esse caminho.
Entrada da Bíblia

C: As mulheres, em geral, são bastante sensíveis às necessidades do povo. Ester intercede junto ao rei em favor do povo ameaçado pelos adversários. Maria pede a Jesus em favor dos noivos e dos convidados ao casamento. Ouçamos as leituras. 

I LEITURA (Est 5,1b-2; 7,2b-3)
SALMO RESPONSORIAL 44(45)
II LEITURA (Ap 12,1.5.13a. 15-16a)
C: Em pé, para aclamarmos o Santo Evangelho
EVANGELHO (João 2,1-11)
PROFISSÃO DE FÉ
PRECES DA ASSEMBLÉIA
PR: Por intermédio de Nossa Senhora Aparecida, elevemos a Deus nossas preces, dizendo:
AS: Nossa Senhora Aparecida, intercedei a Deus por nós!
1. Virgem Aparecida, abençoai a Igreja de Jesus peregrina neste mundo.
2. Virgem Aparecida, fortalecei o papa, os bispos, os padres e os diáconos na fidelidade.
3. Virgem Aparecida, amparai e protegei as crianças do Brasil.
4. Virgem Aparecida, ajudai-nos a construir uma nação fraterna e solidária.
5. Virgem Aparecida, guiai no serviço ético e honesto nossos governantes e autoridades.
6. Virgem Aparecida, iluminai nossa comunidade para que mantenha viva na Igreja a sua mensagem de oração e de amor.

LITURGIA EUCARÍSTICA (OFERTÓRIO)

C: A Nossa Senhora Aparecida, é com certeza a mais bela das Mães, que das águas surgiu para abençoar e proteger o povo brasileiro, assim como grande intercessora junto ao Senhor de milhares de pessoas no mundo inteiro. Trazemos até ao altar a nossa bandeira nacional e também um globo terrestre
Entrada do globo e da bandeira do Brasil.


C: Com o pão e o vinho ofertamos todo o povo brasileiro, principalmente os sofredores e as crianças do nosso país. Agradeçamos ao Pai e o louvemos por nos ter dado Maria como mãe e intercessora.
Entrada do pão e vinho 

Façamos a nossa oferta, cantando...

COMENTÁRIO ANTES DA COMUNHÃO
C: No deserto, Nosso Senhor multiplicou o pão, e em Caná, transformou a água em vinho. Habituou assim a boca dos homens ao Seu pão e ao vinho, para fazer crescer neles o desejo do Seu corpo e do Seu sangue vivificantes.


ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO
AVISOS...
RITOS FINAIS
C: O povo brasileiro encontra a “ternura e o amor de Deus no rosto de Maria. Nela vê refletida a mensagem essencial do evangelho. Nossa mãe querida, desde Aparecida, convida-nos a lançar as redes ao mundo, para tirar do anonimato aqueles que estão submersos no esquecimento e aproximá-los da luz da fé”.
BENÇÃO FINAL


Missa da Exaltação da Santa Cruz

 Missa da Exaltação da Santa Cruz

Intenções da Santa missa

Comentário inicial- A festa da Exaltação da Santa Cruz que celebramos hoje, é a festa da Exaltação de Cristo vencedor. A cruz de nosso Senhor Jesus Cristo está no centro de nossa fé, pois por ela, o Senhor venceu a nossa morte e ingressou na vida de ressurreição. Olhemos agradecidos para o sinal da libertação e renovemos nossa esperança no amor de Deus para cada um de nós.Vamos iniciar nossa celebração cantando.

Ato penitencial- Carregar a nossa Cruz deve ser acima de tudo, um sinal de Amor,  a exemplo de Jesus, que no caminho tortuoso ao Calvário, não olhou para trás, pois estava ali, todo ódio, mentira, traição... Ele preferiu olhar para frente num sofrimento enorme, ser obediente ao Pai, para remir os nossos pecados.

1-Pelas vezes que fazemos questão de mostrarmos para os outros que a nossa cruz é  maior e mais pesada que a de todo mundo, sem nos lembrarmos que, sempre existe  aquela que é maior que a nossa. Mas para nós não importa, o nosso egoísmo é maior que as dores dos nossos irmãos. Pedimos perdão. Refrão de resposta: Foi no Calvário que ele sem falar, mostrou ao mundo inteiro o que é amar!

2-Pelas vezes que nos falta coragem de abraçar o madeiro e os pregos em gesto de humildade e obediência ensinada por Jesus, escolhendo o caminho do pecado para aliviar o peso da cruz, endeusando o dinheiro, a comodidade, vaidade, e violência tornando a cruz do nosso próximo insuportável. Pedimos perdão. Refrão de resposta: Foi no Calvário que ele sem falar, mostrou ao mundo inteiro o que é amar!

3-Pelas vezes que nós questionamos a vontade de Deus e não compreendemos o peso de nossa cruz e fazemos dela, sinal de morte e não de alegria, sacrifício que nos leva a vida eterna.  Pedimos perdão. Refrão de resposta: Foi no Calvário que ele sem falar, mostrou ao mundo inteiro o que é amar!

Glória-
Oremos-(Entrar a caixa de intenções)
Entrada da bíblia

Liturgia da Palavra
Deus por vosso imenso amor de Pai garante-nos sua presença amiga e salvadora nos momentos de dificuldade. Seu gesto supremo de amor constituiu no envio do próprio Filho, que não recusou a Cruz para nos salvar.

I-leitura-
Salmo-
II-leitura
Evangelho-com muita alegria vamos ficar em Pé para aclamar o evangelho cantando

Preces-
1-Pelos desempregados crucificados  pela sociedade do poder aquisitivo
Senhor,escutai a nossa prece.

2-Pelos bispos,presbíteros,diáconos  que sejam fortalecidos na fé e na perseverança,diante da cruz.
Senhor,escutai a nossa prece.

3Pelos nossos Jovens e crianças que carregam o peso  das famílias desestruturadas.
Senhor escutai a nossa prece.

4-Pelos povos do mundo inteiro que não conseguem  carregar sua cruz
Senhor,Escutai a nossa prece.

5-Pelos nossos governantes que buscam o poder  por meios ilícitos, alheio  ao sofrimento dos pequenos,pobres e excluídos.
Senhor ,escutai a nossa prece.

Ofertório- Senhor, como oferta especial, trazemos este pão que simboliza a nossa cruz símbolo forte do trabalho cristão que a tem como propósito de vida nova. Sinal que devemos ser mais ação e menos indecisão, sermos mais solidários e menos egoístas, que devemos acreditar e partilhar  mais suas palavras sem desanimar e sem fazer delas um peso.
   
Junto ao pão e ao vinho, queremos hoje colocar diante do altar o quanto nossas ações são sinal de amor de Deus para conosco e nos faz estar mais perto de seus planos divinos. Façamos nosso ofertório cantando

Comunhão - A cruz é a expressão máxima do amor de Deus. Não porque Deus ame o sofrimento, ao contrário, é porque Ele se solidariza com as pessoas que sofrem e é para que as pessoas ganhem vida nova que Cristo morreu na cruz, ressuscitou e se faz agora corpo e sangue  no pão e no vinho. Vamos com alegria ao encontro do Senhor, cantando.



MISSA DA FESTA DO PADROEIRO SENHOR DO BONFIM


MISSA DA FESTA DO PADROEIRO SENHOR DO BONFIM

COMENTÁRIO INICIAL Anim: Celebramos o grande amor de Nosso Senhor do Bonfim que se transforma em perdão e que nos chama também ao perdoar sem medida com alegria para transmitir o seu sinal. Morto e ressuscitado em nossa vida nos ensina a passarmos da morte para a vida quando amamos nossos irmãos e irmãs.
 Hoje de modo especial estaremos rezando por todas as pastorais, movimentos e serviços de nossa Paróquia.  Como família Senhor do Bonfim nos unimos nesta celebração que comemora 20 anos de evangelização. Iniciemos nossa celebração cantando.


ATO PENITENCIAL Presid: O Senhor nos convida a perdoar nossos irmãos e irmãs. É uma atitude difícil por causa de nosso orgulho e falta de humildade. Por isso supliquemos ao Senhor que nos ajude a viver o seu mandamento de amor.
(Momento de silêncio)

Anim- 1- Pelas vezes que egoístas, deixamos de oferecer ajuda a nosso irmão que alivia seu sofrimento e converte, para construirmos na terra  relacionamentos de misericórdia uns com os outros.Pedimos perdão.

2- Pelas vezes que esquecemos o seu ensinamento, que é preciso perdoar de coração para recebermos o seu perdão e a morada celeste.Pedimos Perdão
(Entrar a bíblia acorrentada e chaveada com cadeado)

 3- Pelas vezes que sufocamos sua Palavra e prejudicamos o seu Reino em nome de nossos ideais deixando o orgulho nos impeçam de ver o quanto é necessário também pedirmos o perdão àqueles a quem nós ofendemos. Pedimos perdão


GLÓRIA: cantado

ENTRAD BÍBLIA A bíblia é um instrumento de todos e foi com ela  que foram passados os grandes ensinamentos para nós, pois transmitir a Palavra é levar ao nosso coração  o verdadeiro amor do Pai .Acolhamos a Palavra de Deus cantando.

LITURGIA DA PALAVRA
I-leitura
Salmo-
II - leitura
Evangelho - Em pé para aclamar o evangelho cantando

ORAÇÃO DA ASSEMBLÉIA

1-Por todos os agentes de pastorais que saibam cada vez mais demonstrar e testemunhar sua fé com obras de amor. Rezemos ao senhor.

2-Por todos nós aqui reunidos em assembléia, para que nas obras demos testemunho da palavra cheios de vida que ouvimos. Rezemos ao Senhor.

3- Para que nossa comunidade não seja cega diante das necessidades dos nossos irmãos e irmãs mais pobres e que saibamos repartir nossos alimentos e nossos Dons, nós vós pedimos Senhor.

4-Para que saibamos ouvir a Palavra de Deus e que seja por nós verdadeiramente vivida e testemunhada em nossas famílias e em nossas comunidades. Rezemos ao Senhor.

5-Senhor abençoai a Paróquia Senhor do Bonfim e todas as comunidades que celebram a festa do Padroeiro, para que sejam cada vez mais fortalecidos na fé e na prática do perdão.


OFERENDAS
Anim: Levemos para o altar o pão e o vinho e procuremos viver a oração do Pai Nosso, que nos fala do perdão. Perdão é o ensinamento que Cristo nos traz: perdoar os inimigos por amor de Deus e assim Eles faz cair a chuva sobre os justos e pecadores. O sol existe para todos nos aproximar do altar para receber Jesus em nossa vida.

e continuamente somos convidados a ser perfeitos como nosso Pai celestial é perfeito. Ofertemos uma vida íntima com o perdoar  e o pedir perdão.

COMUNHÃO
Anim:
Cultivemos em nossos corações o espírito do perdão e da misericórdia, procurando fazer o bem. Assim estaremos em paz conosco, com os outros e com Deus. Vamos



Missa do vigésimo sexto domingo do tempo comum
                Dia da Bíblia.


Missa do vigésimo sexto domingo do tempo comum
                Dia da Bíblia.

Intenções da Santa missa-
Comentário inicial
Animador(a) - A liturgia de hoje nos faz mergulhar em nossa fragilidade humana e nos leva também a experimentar a bondade sempre fiel do Senhor que nos convida a trabalhar na sua vinha, nos propõe mudança de vida e acredita em nossa conversão. Encerrando o mês da Bíblia,  vamos nos comprometer  a praticar a leitura orante da Bíblia  alegres cantemos .
Celebramos hoje a missa de Sétimo dia do Sr Valdecir e sua esposa.

Ato Penitencial
ComentHoje somos convidados a rever nossa vida, diante do arrependimento, que devemos ter na vida.

Perdão Senhor, porque nem sempre respondemos "sim" ao teu chamado. E mesmo quando dizemos "sim" nem sempre é com inteira disponibilidade.Pedimos perdão.

Glória-
Entrada da Bíblia-
Comentarista-Neste dia da Bíblia,celebramos Jesus Cristo que se manifesta em todas as pessoas e comunidades que procuram viver a obediência à Palavra de Deus.

Liturgia da Palavra-

Primeira leitura-
Salmo-
Segunda leitura-
EVANGELHO -Vamos FICAR EM PÉ PARA ACLAMAR O EVANGELHO CANTANDO.

Preces 

Ofertório-
 Oferecemos ao altar do Sr a nossa obediência, o arrependimento de nossos erros e a conversão são as beases  no coração humano para que possa trilhar os caminhos que levam a santidade e ao reino de Deus.
Junto ao Pão e ao vinho  levemos também a Deus o nosso trabalhojunto os mais necessitados,doentes e os tristes.Façamos nosso ofertório cantando.



Comunhão
Comentarista-Nisso conhecemos o amor de Deus: Jesus deu sua vida por nós; por isso também devemos dar nossa vida pelos irmãos. É este compromisso que assumimos quando vamos até o altar para receber o Corpo de Cristo.







25 comentários:

  1. quero um comentario inicial para liturgia para a novena de santa rita de cassia

    ResponderExcluir
  2. Para nossa Senhora das Graças: comentário inicial, ofertório, ofertas de flores à Ela e comentário para comunhão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! Alguém tem sugestão de um ofertorio diferente para festa de Nossa Senhora da Graça?

      Excluir
  3. muito bom quero um comentario para missa de santo antonio inicial,biblia,ofertorio,comunhao.

    ResponderExcluir
  4. Queria algumas frases p o momento de ofertorio e comunhão

    ResponderExcluir
  5. Oi boa tarde gostaria de receber sugestões para missas para o mês de agosto

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde segue de receber sugestões para o mês de agosto

    ResponderExcluir
  7. Boa Tarde!
    Muito bom seus comentários.
    Vc teria frases para o ofertório da missa do envio?

    ResponderExcluir
  8. dicas para missa em ação de graças pelo aniversario

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de comentários para o ofertório da Quaresma

    ResponderExcluir
  10. Sugestões de comentários e preces para próximo domingo 7 de abril 2019

    ResponderExcluir
  11. Um comentário para comunhão do mês de setembro

    ResponderExcluir
  12. bom dia.
    amei.
    quero um comentário para o ofertório
    pro primeiro Domingo do advento.

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem
    Vc poderia fazer um comentário para a comunhão, pra solenidade da Conceição de maria, dia 8

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde Vcs podem me dar sugestões das das partes do comentário preces e ofertorio e comunhão da 2 semana do tempo comum dia 17 de janeiro 2021

    ResponderExcluir
  15. Bom dia,quero um comentário para o dia 02 de maio

    ResponderExcluir